UM ANO DE TRABALHO

0

Durante um período o CERIS terceirizou algumas de suas atividades; com o término do contrato a nova presidência resolveu que o próprio CERIS as retomaria. Queremos, neste momento, fazer um balanço do que foi possível realizar ao longo deste ano (julho de 2017 a julho de 2018). Começamos por finalizar a prestação de contas junto aos órgãos governamentais de contratos passados; em seguida, contratamos uma empresa para desenvolver um programa de gerenciamento que facilitasse Dioceses, Congregações, Institutos e Novas Comunidades no cadastramento dos seus membros. Com o novo programa pronto deu-se início ao cadastramento do clero nas dioceses, o que ocorreu nos meses de janeiro a maio de 2018; os dados coletados encontram-se em análise. No dia primeiro de junho começamos o censo das Congregações, Institutos e Novas Comunidades, com previsão de término para final de julho deste ano. Desta forma cumprimos a missão do CERIS que é a elaboração de pesquisas sócio religiosas, coleta e tratamento de dados da Igreja Católica. Em agosto/setembro iniciaremos a segunda fase do censo religioso com os dados já tratados e informaremos os resultados de forma a ajudar e subsidiar o planejamento da ação pastoral da Igreja no Brasil. A última fase será a publicação do Anuário Católico 2018.

O PROCESSO DO CENSO 2018 NAS DIOCESES

0

No ano passado o CERIS contratou uma empresa de desenvolvimento de software para o gerenciamento de dados das Circunscrições Eclesiásticas (Dioceses), Congregações Religiosas, Institutos e Novas Comunidades com o objetivo de atualizar seu Banco de Dados e de publicar o seu principal produto: o Anuário Católico.

No mês de agosto de 2017 a presidência do CERIS encaminhou carta convite aos bispos de cada diocese, solicitando a nomeação de seus procuradores; depois da realização do cadastro desses procuradores, para receber o login e senha, foi liberado para algumas dioceses o acesso ao sistema e os procuradores puderam apresentar as suas dificuldades para as devidas correções. Em seguida, todas as dioceses tiveram acesso ao programa e realizaram o trabalho de preenchimento dos dados. Este trabalho se estendeu até o dia 31 de maio, quando o sistema foi fechado para a depuração dos dados preenchidos.

Neste momento, estamos na fase de análise dos dados e posterior devolutiva às dioceses para conferência e correção do que será publicado no Anuário Católico de 2018. Vale lembrar que, somente quem possui o login e senha tem acesso aos dados da Diocese. Desde já agradecemos aos procuradores pelo trabalho realizado até o momento e contamos ainda com a colaboração em manter todos os dados atualizados no sistema.

RELIGIOSOS, INSTITUTOS E NOVAS COMUNIDADES NO CENSO 2018

0

Após a realização da primeira parte do Censo 2018 por parte das Circunscrições Eclesiásticas (Dioceses), que se encerrou em 31 de maio, chegou o momento de realizarmos o Censo dos (as) Religiosos (as), Institutos e Novas Comunidades. O processo foi bem parecido com o das Dioceses, no qual os superiores encaminharam os dados da Congregação e nomearam um procurador (a) que recebeu a senha e o login para acesso ao sistema. No dia 15 de maio, fornecemos a senha e login a dez Congregações que puderam testar o sistema. No dia 01 de junho foi disponibilizado o sistema para todas as Congregações, Institutos e Novas Comunidades, com o prazo de preenchimento dos dados até o dia 20 de julho, quando fecharemos o sistema para a depuração dos dados preenchidos e eventuais correções. De maneira geral os procuradores(as) não estão tendo dificuldades no preenchimento e com isso o processo decorre com maior rapidez.  Desde já agradecemos aos procuradores pelo trabalho realizado até o momento e contamos ainda com a colaboração em manter todos os dados atualizados no sistema.

DIOCESE DE CRUZ DAS ALMAS

0

A Diocese de Cruz das Almas foi criada pela Santa Sé no dia 22 de novembro de 2017, pela Constituição Apostólica “Ut Crescat” do Papa Francisco. Localizada no Recôncavo Sul da Bahia, distante 146 quilômetros da capital Salvador, foi desmembrada do território da Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia.

A instalação da nova Diocese foi realizada no dia 28 de janeiro de 2018 durante Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo, quando também aconteceu a posse do primeiro bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto.

Com população estimada em 324.392 habitantes e uma área de 2.409 km2, a Diocese de Cruz das Almas tem como padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso e é composta por 17 paróquias, 185 comunidades e 10 municípios, a saber: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

Dados sobre a Diocese de Cruz das Almas

Área: 2.409 km2
População: 324.392 habitantes
Criação: 22 de novembro de 2017
Instalação: 28 de janeiro de 2018
Primeiro Bispo Diocesano: Dom Antônio Tourinho Neto
Sede Episcopal: Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Cruz das Almas (BA)

CERIS INFORMA – Nota de Esclarecimento

0

Há alguns anos temos visto pessoas com má intenção querendo efetuar cobranças indevidas às dioceses, paróquias e congregações em relação ao Anuário Católico, dizendo haver um boleto em aberto e que deverão efetuar o pagamento o mais rápido possível; peço a gentileza de não efetuarem nenhum pagamento, pois se trata de golpe.

Aproveito a oportunidade para comunica-los que, a partir de agora, toda a comercialização do Anuário Católico será feita através das Edições CNBB. Por ocasião do lançamento do Anuário Católico 2018, a presidência do CERIS, CNBB, CRB, CNIS e Novas Comunidades nos ajudarão na divulgação, através de seus meios de comunicação.

Presidentes do CERIS, da CRB e da CNBB convidam a participarem do Censo 2017.

0

Brasília, 12 de abril de 2017
P – No. 0218/17

Exmos. Arcebispos, Bispos e Superiores (as) Maiores dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, O Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), convidam as (Arqui)Dioceses, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica a participarem do Censo da Igreja Católica de 2017, com o objetivo de atualizar os dados de todos os membros da Igreja no Brasil. Para tanto, necessitamos de sua indispensável colaboração e seriedade para produzirmos com competência o Anuário Católico de 2017.

A partir deste ano o próprio CERIS realizará a pesquisa, o tratamento dos dados, o arquivamento, a editoração, a publicidade e a comercialização do Anuário Católico digital, sendo que o exemplar impresso será comercializado pelas Edições CNBB. Por isso, a participação de toda a Igreja no Censo Anual é fundamental para o sucesso e o alcance de seus objetivos.

Nesse sentido, solicitamos aos Exmos. Bispos e Superiores(as) dos Institutos a indicação da pessoa responsável por responder as perguntas do Censo e, posteriormente, mantê-los atualizados. Os dados da pessoa responsável, tais como: nome completo, telefone e e-mail deverão ser enviados diretamente para o e-mail: secretario@ceris.org.br ou ainda, pelo telefone (11) 5051-4908, até o dia 30 de abril quando entraremos em contato com a pessoa indicada para o fornecimento do login e senha do programa, uma vez que o preenchimento dos dados será online.

Agradecemos sua colaboração para que o Censo alcance êxito e possa, assim, contribuir cada vez mais para a evangelização da Igreja no Brasil. Contamos com suas orações e com a intercessão de Nossa Senhora da Conceição

Aparecida para caminharmos sob as bênçãos de Deus.

Saudações fraternas,

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CERIS

0

 

O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), detentora do Anuário Católico do Brasil e a Promocat Marketing Integrado, empresa responsável pelo Anuário Católico do Brasil edições 2011 e 2015, vem esclarecer que não está executando nenhuma cobrança, simples ou em cartório, de nenhuma paróquia, diocese ou outra entidade da Igreja Católica no Brasil, referente ao Anuário Católico. Trata-se de um golpe, como ocorreram em outras ocasiões, empresas maliciosas e inexistentes que se passam por cartório de títulos e protestos ou até mesmo pelo CERIS e Promocat, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos, se não pagos imediatamente, serão protestados. São empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas aplicando golpes.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Promocat Marketing pelos serviços prestados e informamos que a mesma não é mais responsável pelo Censo Anual da Igreja e pela editoração e comercialização do Anuário Católico.  A partir deste ano de 2017 essa tarefa passa a ser do próprio CERIS.

Contamos com as orações de todos e com as bênçãos de Deus.

Saudações fraternas,

Padre Valdeir dos Santos Goulart
Secretário Executivo do CERIS e Assessor da CNBB – Coordenador Geral do CENSO – CaiBr

DIOCESE DE VOTUPORANGA

0

A Diocese de Votuporanga pertencente à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto e ao Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal está na Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Votuporanga, no estado de São Paulo.

A Diocese foi criada em 20 de julho de 2016, pelo Papa Francisco, com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e de Jales. Seu primeiro bispo é Dom Moacir Aparecido de Freitas, até então sacerdote da Diocese de São Carlos.

Por ocasião de sua criação, a diocese era constituída por:
25 municípios
Superfície de 7.694 Km2
230 mil habitantes, dos quais 172 mil são católicos
28 paróquias
27 sacerdotes diocesanos
15 sacerdotes religiosos
15 religiosas
8 seminaristas
25 religiosos professos
Cúria Diocesana
Rua São Paulo, 3577 – Patrimônio Novo
15.500-010 – Votuporanda – SP
Tel: (17) 3421-6245

CERIS promove encontro dos Reitores e Diretores de Institutos de Ensino Superior com os bispos do Conselho Permanente da CNBB

0

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e o  Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), convidaram os Exmos. Reitores e Diretores de Institutos de Ensino Superior para participarem de uma reunião em Brasília, no dia 08 de março às 9:00hs, quando tiveram a oportunidade de expor a ideia de um Novo CERIS; e, às 10:30 foi proporcionado o primeiro encontro dos Reitores e Diretores  de Instituto Superior com os bispos membros do Conselho Permanente da CNBB, na sede da Conferência da CNBB.

O objetivo do encontro foi coloca-los a par do novo papel do CERIS na Igreja do Brasil, com a  criação de um Comitê Científico e de Pesquisa que terá por competência propor diretrizes e projetos de linha de pesquisa a serem empreendidos pelo CERIS; e ao mesmo tempo, o CERIS procurará articular as Instituições de Ensino Superior de modo a integrar professores e estudantes que pesquisem os fenômenos religioso, social e outros. Participaram deste encontro mais de 21 Reitores e Diretores de Institutos Superiores e sugeriram que as instituições poderiam compor o Novo CERIS. Foi estabelecido um grupo para aprofundar as proposta e sua viabilidade, bem como propor data de nova reunião.

Anuário Católico do Brasil

0

 

Um Guia prático e completo. Essencial para sua Comunidade!

O Anuário Católico do Brasil – Guia Oficial da Igreja, é criado a partir do Censo Anual da Igreja Católica – CAIC-Br, realizado a cada dois anos. Publicado pela primeira vez em 1965, contém os endereços de todas as células oficiais, ou seja: é o cadastro da presença da Igreja no Brasil. A Obra se constitui no principal instrumento de identificação, registro e estatística da Igreja Católica no país.

Artigos

UM ANO DE TRABALHO

Durante um período o CERIS terceirizou algumas de suas atividades; com o término do contrato a nova presidência resolveu que o próprio CERIS as...

O PROCESSO DO CENSO 2018 NAS DIOCESES

No ano passado o CERIS contratou uma empresa de desenvolvimento de software para o gerenciamento de dados das Circunscrições Eclesiásticas (Dioceses), Congregações Religiosas, Institutos...